Bem vindo ao Blog da Gestão Escolar

Caro gestores, este é nosso espaço de pesquisas e sugestões sobre assuntos relevantes à gestão escolar.
Aproveite-o bem!

domingo, 16 de janeiro de 2011

Usos Educativos de Internet
           Nos últimos tempos a tecnologia vem fazendo parte do nosso cotidiano nas mais variadas atividades. Esse avanço tecnológico representa grandes desafios para o sistema organizacional da educação.
            Segundo Dr. Jaime Sánchez, as Novas Tecnologias  de Informações e Comunicações está para cooperar, fazendo um crescimento mútuo proporcionando um ambiente interativo entre as pessoas. Os recursos educacionais na internet são os mais variados, tanto para professores quanto para os alunos através de cursos, fóruns, discussão sobre assuntos relevantes a área ou não, apoio de materiais pedagógicos entre outros, onde a qualidade do que se procura está no tempo e maturidade sobre o conteúdo.
           A vantagem de quem se apropria da internet está no constante aprendizado e experiência interativa. Sendo autores e receptores com pessoas online ou off-line transmitindo e obtendo informações variadas.
          As desvantagens para o uso dessa ferramenta também são diversas. Pois como sendo de uso universal não se tem um controle do que é postado. Necessita assim maturidade em avaliar o que é de real e apropriado.
         Na escola em que atuo como gestora a tecnologia existe, mas ainda de forma precária. A quantidade de computadores com acesso a internet é insuficiente para o número de alunos, existindo ainda resistência por parte de alguns profissionais. Sentimos que é um grande desafio recuperar o atraso de todos esses anos sem o uso da mesma, para tanto se faz necessário elaborar projetos concretos e claros que possam prevê o futuro, com critérios de não perder o referencial de que o computador não substitui as atividades educacionais existentes e que venha como auxiliador do processo ensino aprendizagem.
           Para que a internet seja uma aliada de forma satisfatória é preciso orientar crianças e adolescentes sobre o que se pode ou não utilizar. De acordo com a LDB Art.2º A “Educação é dever da Família e do Estado, imperando nos princípios de liberdade e nos ideais da solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando”. Nesse caso a família juntamente com a escola precisa informar os principais riscos em acessos a sites indesejáveis e acompanhar, explicar os motivos pelos quais estão com determinados cuidados. Para tanto é necessário se prever de alguns cuidados como: não permitir que fique muito tempo no computador além do necessário e em dias alternados. Acompanhar as atividades realizadas, verificar o que está sendo acessado entre outros.
            Apesar de todos seus benefícios, não podemos esquecer que a internet também oferece riscos, tanto em sites de relacionamentos, quanto em salas de bate papo e sites de buscas. Felizmente as autoridades buscam alternativas para encontrar pessoas mal intencionadas na rede mundial de computadores. Resta portanto, a supervisão de pais e escola, e diante de tudo, compreender que o diálogo constante é um instrumento mais importante para esclarecer resolver determinadas situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário